Para poder qualificar, é preciso ter cursado todas as disciplinas obrigatórias para a sua área de concentração e nível (mestrado ou doutorado) e atingido o mínimo de créditos necessários para o curso.
Fique atento(a) ao prazo para qualificação, que depende do nível (mestrado ou doutorado) e do dia de entrada no programa.
Considerando que a banca precisa de aproximadamente quatro semanas para ler o trabalho e o orientador de mais quatro para revisá-lo, o manuscrito deve estar pronto para revisão dois meses antes do prazo máximo.
Mediante acordo com o orientador, é possível realizar revisões sobre o material parcial e concluir a versão final do manuscrito com menos antecedência, deixando, por exemplo, apenas duas semanas para a revisão do orientador.
Da mesma maneira, é possível negociar com a banca um prazo menor para a leitura do manuscrito, desde que este não esteja muito longo (consultar também os tamanhos máximos permitidos pela regulamentação do Programa.)
É importante notar que a banca de qualificação quase certamente resultará em modificações e ajustes de curso no trabalho, às vezes significativos, o que exigirá tempo. Por isso, não é aconselhável atrasar a qualificação supondo que a defesa final será mantida no prazo original.
Sobre a escolha dos membros da banca, isso pode ser feito de comum acordo entre o(a) orientando(a) e o orientador, mas posteriormente precisa ser aprovado pela coordenação do Programa. Os critérios principais para essa escolha são:
Experiência e conhecimento sobre o tema da dissertação ou tese;
Experiência na orientação de mestrado e/ou doutorado, ou pelo menos em bancas nesses níveis.
Produção científica significativa, especialmente em termos de artigos publicados em periódicos.
Quando se tratar de um membro “extra,” isto é, além do mínimo exigido pelo regimento do PósARQ, esses critérios acima podem ser relaxados.
Na medida do possível, é interessante observar também questões de diversidade de gênero e de local de atuação dos possíveis membros.
Via de regra, convidamos para a qualificação a mesma quantidade de membros exigida para a defesa final, mesmo que a exigência no regimento seja diferente, como forma de aumentar a continuidade e coerência entre a qualificação e a defesa final.
O convite deve ser feito pelo orientador, com cópia para o(a) orientando(a).
Verificar os formulários necessários para entrar com o pedido de qualificação junto à secretaria do Programa. Baixá-los, preenchê-los e enviar ao orientador antes de enviar à secretaria.
-
Solicitar, junto à secretaria do Programa, a reserva de uma sala no caso de bancas presenciais ou híbridas.
Enviar, uma semana antes, um email aos membros da banca confirmando o dia, horário e local (ou endereço online).