Essa perguntas devem ser formuladas com o objetivo de iniciar a preparação da revisão de literatura. Como esta atende vários objetivos diferentes (Objetivos da revisão de literatura), vale a pena dividi-la em perguntas norteadores que auxiliem o pesquisador a saber o que e onde procurar.
É interessante começar pelas perguntas mais gerais, contextuais, até chegar à pergunta mais específica possível, que será a mesma Pergunta ou problema de pesquisa do trabalho como um todo. É possível também que as perguntas norteadoras sejam pensadas de tal maneira a corresponderem, grosso modo, aos subcomponentes da revisão de literatura.
Por exemplo, para uma pesquisa sobre a relação entre usos não residenciais e ocorrência de crimes, as perguntas norteadoras poderiam ser:
- O que é crime? Como caracterizar crime? Como o conceito de crime, hoje, é diferente do que era no passado?
- Quais os tipos (classificações) de crimes? Quais deles podem ser influenciados pelo ambiente construído?
- Quais são as principais teorias que buscam explicar as causas dos crimes?
- Mais especificamente no que diz respeito à relação entre a ocorrência de crimes e o ambiente construído, quais variáveis são consideradas como possíveis influências nessa relação?
- Que métodos, ferramentas, medidas e instrumentos vêm sendo utilizados para investigar a influência de usos não residenciais na ocorrência de crimes?
- O que já sabemos sobre a influência de usos não residenciais na ocorrência de crimes?
Esta última é semelhante à própria pergunta de pesquisa (no estágio de amadurecimento em que se encontra, podendo - e devendo - ser refinada e melhorada com a revisão de literatura).
Outro exemplo: para a pergunta de pesquisa “Quais são as diferenças de acesso a usos não residenciais e à diversidade de usos do solo dos moradores de áreas segregadas pobres e os moradores de áreas pobres não segregadas?”, poderíamos ter as seguintes perguntas norteadoras da revisão de literatura:
- O que são usos do solo? Quais as diferenças entre uso do solo e atividades?
- Como os usos do solo costumam ser classificados?
- Quais são os usos do solo considerados não residenciais?
- Por que é importante ter acesso a eles?
- O que é diversidade de usos do solo? Como medi-la?
- Como medir acesso a diferentes usos do solo?
- O que é segregação residencial?
- Como distinguir entre áreas segregadas e não segregadas?
- O que já sabemos sobre a relação entre a segregação e o acesso aos usos não residenciais? Que trabalhos já trataram dessa relação e o que eles descobriram? E o que falta descobrir?
A literatura deve responder a todas as perguntas norteadoras?
Sim e não.
Para as perguntas contextuais, a literatura deve responder praticamente tudo.
Para a pergunta mais específica, a última, que mais ou menos coincide com a pergunta de pesquisa, é de se esperar que a literatura não consiga responder tudo, até porque senão essa não seria uma pergunta adequada e original. Então, esperamos que a última pergunta seja apenas parcialmente respondida, isto é, tentamos saber o máximo sobre ela, mas entendemos que ela só será realmente respondida depois que concluirmos nosso trabalho.
Relação com sub perguntas de pesquisa
Não devemos confundir as perguntas norteadoras da revisão de literatura com as subperguntas de pesquisa. Estas últimas são especificações da pergunta de pesquisa, ou seja, estão contidas nela. Possuem a mesma relação com a pergunta de pesquisa que os objetivos específicos possuem com o geral.
A última das perguntas norteadoras faz a conexão com a pergunta de pesquisa, mas as anteriores estão “antes” dela, são contextuais e preparatórias para que a pergunta de pesquisa possa ser apresentada adequadamente.